Em cumprimento a Lei nº 14.611 de 04 de julho de 2023, ao Decreto nº 11.795, e a Portaria MTE Nº 3.714, divulgamos o relatório de transparência e igualdade salarial elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Os relatórios foram elaborados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, órgão do Governo Federal, tomando por base informações do E-social de 2023, dos estabelecimentos com mais de 100 empregados.
De acordo com informações divulgadas pelo próprio MTE, os relatórios tomam por base os grandes grupos da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). A CBO tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares do MTE. A CBO não leva em consideração a estrutura interna das empresas e não traduz a realidade para todos os cargos existentes dentro de uma organização. A metodologia adotada para a comparação salarial não é a mais apropriada, e não reflete o nosso cenário atual.
O relatório não se utilizou de dados atualizados, não comparou profissionais na mesma função, não analisou tempo de serviço na empresa e na respectiva função, bem como não considerou diferenças de desempenho entre profissionais. Estamos certos de que, em uma análise adequada de nossos dados, não há diferenças salariais injustificadas entre nossos profissionais.
Reconhecemos a importância de promover um ambiente de trabalho mais justo e igualitário, onde todos os colaboradores, independentemente de gênero, recebam remunerações condizentes com suas funções e responsabilidades.
Clique aqui para acessar o Relatório de Igualdade Salarial.
Embora saibamos que ainda temos muito a avançar para alcançar uma verdadeira igualdade salarial, temos a clareza de que o primeiro passo já foi dado. Estamos comprometidos em analisar nossos processos, identificar áreas que necessitam de ajustes e trabalhar continuamente para garantir um ambiente mais inclusivo e equitativo para todos.
Acreditamos que a valorização de cada colaborador é essencial para construir uma organização mais forte e colaborativa. Seguimos firmes no propósito de melhorar e evoluir em nossas políticas de equidade salarial.
CSS CONSTRUTORA: Juntos, construindo um futuro mais igualitário!