Design sem nome (2)

#TalkTech l Construção e Metaverso

Autor

Tendências para a Engenharia

Vamos falar de tecnologia, afinal é uma importante aliada na arquitetura, engenharia e construção. Hoje em dia a tecnologia faz parte das relações mais simples de consumo diário e segue inovando, atualizando, reinventados processos e nos surpreendendo frequentemente.

Já ouvir falar em Metaverso e Omniverse?

Esses termos que passaram a ser presentes em conversas sobre tecnologia também tem muito a agregar na engenharia.
Vamos entender o que significam e como se integram no universo da construção.

 

Conceitos:

Metaverso: De forma simples, podemos dizer que se trata de um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Hologramas.

Omniverse: é uma plataforma que conecta o metaverso a um universo virtual compartilhado.

Estabelecidos os conceitos básicos, vamos começar a entender como eles se interagem e a aplicação deles na construção civil.

 

Integração, aplicação e oportunidades do Metaverso na Engenharia

 O Omniverse é uma plataforma de criação de mundos digitais e simulação física precisa em tempo real. Um tipo de metaverso para o desenvolvimento de ambientes 3D. Traz a possibilidade de integração com diversos softwares de Design e Modelagem 3D. Essa é uma agilidade que torna o workflow mais prático, pois evita a necessidade de exportar arquivos entre as diferentes plataformas como Blender, Maya, Photoshop, já que todas poderão funcionar em conjunto e em tempo real.

Projetos de engenharia desenvolvidos no metaverso geram mais satisfação para empresa e cliente uma vez que relação expectativa x realidade é mais equilibrada com a melhor visualização dos projetos.

Oportunidades como gêmeos digitais e gamificação dos projetos poderão ser perfeitamente aplicadas à construção civil.
Mas essa é uma conversa que merece um novo espaço para ser melhor explorada.
Gostou desse conteúdo? Qual é a sua opinião sobre o metaverso? Uma inovação que veio pra ficar, ou você considera fora da realidade do mercado brasileiro de construção? Conta pra gente!

UM TIME FEITO DE PESSOAS

Karoline tem uma história marcante aqui na CSS, onde está há seis anos, sendo cinco anos indiretamente através dos grupos VASF e COSITRANS e um…

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR: ISO 45001

A segurança deve ser uma preocupação constante nas organizações, especialmente tratando-se da construção civil. Sabemos que é uma atividade com maior tendência à exposição a…